Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Futebol de papelão

Oficina

Sabe aquela caixa vazia de papelão – seja de sapato, de mudança ou de supermercado – que você não usa e não sabe o que fazer com ela?  Que tal usar a criatividade e fazer um jogo reutilizando materiais simples como papelão e elástico? 

Nesta oficina vamos te ensinar a fazer um jogo bem divertido, que você pode construir e jogar com amigos e familiares.

Para a realização da oficina é necessário ter: 

  • 1 caixa de papelão
  • 2 elásticos 
  • Cola quente 
  • Cola em bastão  
  • Canetinhas coloridas e/ou folhas coloridas (opcional) 
  • 1 Régua 30 cm 
  • 1 estilete 

Foto de cola quente, cola bastão e um estilete

OBS: Para a realização desta oficina é recomendado a supervisão de um adulto para o manuseio do estilete e da cola quente. 

Instruções:  

Passo 1 – Com um estilete,  corte o papelão na seguinte medida: 40 cm de comprimento por 24cm de largura (formato retangular).

Foto de um papelão, uma régua e uma caneta

Passo 2  Corte 5 tiras de papelão, elas serão usadas nas laterais e meio do jogo. São 2 tiras de 40 cm e 3 tiras de 24 cm, ambas com largura de 3 cm. 

Foto de pedaços de papelão, régua e estilete

Passo 3 – Para fazer a divisória do tabuleiro com o vão no meio, faça uma marca central em uma das tiras de 24 cm, medindo 2 cm para cada lado da marca, sendo um vão de 4 cm totais. Após isso, meça 2 cm para a altura do seu vão. 

Foto com uma mão, estilete e papelão

Passo 4 – Encape com o papel colorido ou pinte com canetinha todas as partes separadamente, isso fará com que o jogo fique mais bonito. 

Foto de um papel na cor verde

Foto de um papel na cor verde

Passo 5 Muito cuidado nessa parte! Utilize a cola quente para colar todas as bordas laterais com a supervisão de um adulto. 

Foto de papel verde e cola quente

Passo 6 – Cole com cola quente a peça com vão no centro do tabuleiro (a metade do tabuleiro mede 20 cm) 

Foto de papel verde e cola quente

Passo 7 – Desenhe em um pedaço de papelão 16 círculos. Eles serão usados para fazer as peças e o suporte do elástico no tabuleiro.

Dica: Faça os círculos com a ajuda de uma tampinha de garrafa ou uma moeda de 1 real. 

Imagem de moedas em cima de um papelão

Passo 8 – Separe 12 círculos para fazer as peças do jogo. Utilize cola quente para unir em pares cada peça, formando no total 6 peças (3 para cada jogador). 

Dica: Pinte com cor diferente para diferenciar as peças de cada jogador no tabuleiro.  

Foto de pedaços de papelão cortados em forma de círculo

Foto de pedaços de papelão cortados em forma de círculo

Passo 9 – O elástico é importante no tabuleiro para movimentar as peças no jogo. Marque nas duas bordas laterais do tabuleiro 5 cm da borda para o centro com 0,5 cm de altura. Esse espaço é destinado para os furos onde o elástico irá passar no tabuleiro. Para fazer o furo use algo pontiagudo como ponta de lápis, palito de dentes ou estilete. Após os furos, pegue um dos dois círculos de papelão que sobraram, faça um furo central em cada um e passe o elástico por eles.

Dica: É importante cortar o elástico para que ele esteja preparado para ser amarrado no tabuleiro.

Foto de papelão e estilete

Passo 10 – Amarre o elástico fazendo um nó e passe pelo furo lateral do tabuleiro até o outro lado, passando pela lateral e o outro círculo, finalizando com um nó. Repita os mesmos passos no lado oposto do tabuleiro. Os círculos são importantes para dar sustentação e apoio ao elástico no tabuleiro, evitando dele escapar. 

Foto do tabuleiro de papelão com um elástico no meio

Passo 11 – O tabuleiro está pronto! Customize do jeito que a sua imaginação mandar.

Tabuleiro de futebol de botão

Como jogar

Escolha um lugar plano (mesa ou chão) para jogar o futebol de papelão. O objetivo é passar o maior número de discos para o campo adversário. Use estratégia para impedir que o seu oponente consiga fazer este feito antes de você. Jogue suas peças contra a dele dificultando a passagem impedindo a invasão do adversário na sua área. Boa diversão! 
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP