Os caminhos do gol

Oficina

Você já parou para pensar no caminho que a bola percorre durante o jogo? Ela passa por vários pés, desliza pelo gramado até chegar no gol. Durante o caminho da bola, às vezes ela se depara com vários obstáculos, como buracos, morros, poças d’água e até os próprios jogadores tentando mudar a sua trajetória. Tadinha da bola! Então iremos fazer uma oficina baseada nessa emocionante aventura que ela faz até abraçar as redes.  

É um desafio de labirinto, no qual o objetivo é conduzir a bola até a gol. Mas devemos escolher o caminho mais fácil, pulando os obstáculos sem sair da linha. Vamos construir juntos esse jogo? Para começarmos, precisamos de alguns materiais que você pode ter em casa ou adquirir em papelarias e armarinhos. 

Para a realização da oficina é necessário ter: 

  • 1 folha de acetato tamanho A4 
  • 1 folha de papel cortada em tamanho A4 (Exemplos: papel cartão, papel canson, papel kraft) 
  • Fita adesiva 
  • Caneta para retro-projetor ou caneta com tinta permanente 
  • Lápis 
  • Régua 
  • Revista para colagem (opcional) 

 

Modo de fazer:  

Passo 1 –Pegue a folha de papel e faça um cilindro do tamanho desejado

 

Passo 2  Use um lápis para fazer uma marcação que limite o espaço que será usado para desenhar o labirinto. 

 

 

Passo 3 – Desfaça o cilindro e use sua imaginação para fazer caminhos e obstáculos que a bola irá percorrer. Deixamos aqui o nosso modelo para você se inspirar. Aqui usamos recortes de buraco, cachorro, vaca e o passarinho quero-quero como obstáculos. Use a sua imaginação desenhe, cole e crie novas possibilidades.

 

 

Passo 4 –Com o desenho feito, faça novamente o cilindro, respeitando a marcação anterior. Utilize fita adesiva para fixar o papel (Dica: você pode usar um clipe para auxiliar a colagem). Pegue a folha de acetato tamanho A4 e corte uma tira de 7 cm de largura. Usaremos essa tira para desenhar a nossa protagonista: A bola.

 

 

Passo 5 Use o cilindro verde como base para medir o tamanho do cilindro de acetato. É importante marcar com caneta retro-projetor o tamanho correto para não ficar com folga. 

 

 

Passo 6 –Faça um desenho de uma bola no acetato e use sua imaginação para colorir!

 

 

Passo 7 –Passe fita adesiva para fixar o acetato. Estamos prontos para iniciar a brincadeira! Divirta-se fazendo outros cilindros de papel com novos desafios e níveis de labirinto 😀.

 

Caso queira fazer um como nosso, deixamos aqui o modelo de imagens que usamos. Aproveite!

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
-->