Pedras Que Contam
“Era uma vez…” Quem ouve essas três palavras já sabe que está prestes a entrar no mundo encantado das histórias. Elas são uma das formas mais antigas de construção de identidades culturais e de transmissão de conhecimentos e valores.
E se você pudesse inventar histórias conjuntamente com sua família e amigos? As Pedras Que Contam podem te ajudar! Esse é um recurso muito bacana, que auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.
Por meio de um material lúdico e divertido, trabalhamos a criatividade, oralidade e a organização lógica. Que tal aprender a fazer com a gente?
Você vai precisar de:
- Pedras (Utilizamos seixo rolado, mas você pode substituir pelas que tiver. Também pode fazer com caixinhas de fósforo, pedaços de papel cartão ou outros materiais);
- Marcadores à base de água ou canetinhas;
- Saquinho ou caixinha para guardar as pedras.
Modo de fazer:
Utilize as canetinhas para desenhar nas pedras. A dica aqui é apostar em imagens que podem auxiliar na criação de uma narrativa: locais, personagens, acessórios, elementos da natureza. Você pode chamar outras pessoas para desenhar também!
Quando terminar de desenhar, guarde as pedras no saquinho.
A história vai começar! Tire uma pedra do saquinho e comece uma história com a figura que sair. Mergulhe na inventividade! Depois do “Era uma vez…” tudo pode acontecer!
Depois, passe o saquinho para o próximo, que deve sortear outra pedra e continuar a narrativa utilizando a sua figura. As possibilidades são infinitas! Sempre existirá uma nova história para contar!