Quebra-Cuca

Oficina

Quebra-cuca é uma atividade educativa inspirada em dois desafios muito conhecidos: o quebra-cabeça e Tangram. Você conhece algum deles? 

Segundo o dicionário Houaiss, um quebra-cabeça é um jogo que consiste em combinar diferentes peças para com elas formar um todo, que pode ser uma figura, um mapa, uma frase de qualquer espécie de adivinhação. Os primeiros surgiram no século XVIII como exercícios para o ensino de geografia. Esse tipo de atividade lúdica trabalha o raciocínio lógico, coordenação motora e a concentração, sendo diversão garantida para todas as idades. 

Já o Tangram é um tipo de quebra-cabeças chinês de 7 peças de formatos diferentes como triângulos, quadrados e paralelogramos. Quando juntamos as peças, é possível formar diversas figuras. Acredita-se que foi criado na China como um teste para estudar a inteligência humana, posteriormente tornando-se popular na Europa. 

Assim, escolhemos uma foto bem bonita da nossa sala Grande Área para criarmos esse jogo. A sala Grande Área abre a exposição permanente do Museu do Futebol com inúmeros quadros em suas paredes, onde é possível encontrar itens sobre futebol dos mais diversos clubes do Brasil. Esses itens formam um grande quebra-cuca da imagem do torcedor brasileiro, que guarda objetos de muito valor afetivo, como canecas, ingressos e outros.  

O modelo do nosso jogo está disponível abaixo. Clique no botão para baixar e imprimir na sua casa. Recorte as peças que estão delimitadas na folha e seu quebra-cuca estará pronto!

Dica: Caso preferir, você pode imprimir usando uma folha mais grossa ou colar a folha sulfite numa superfície mais rígida. Isso fará com que o seu quebra-cabeça tenha uma maior durabilidade. 

Skip to content
Governo do Estado de SP