Como parte da programação cultural associada à exposição ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’, o Museu exibe o documentário O Silêncio dos Homens (56 minutos), com depoimentos de personagens e dados que mostram como os estereótipos de masculinidade provocam reações e até sofrimento entre muitos homens, sendo a incapacidade de falar sobre os próprios sentimentos causa e efeito deste fato. Depois do filme, haverá bate-papo com coletivos que trabalham com essa questão.
Convidados:
Fabio Sousa – Terapeuta junguiano, especialista em psicologia analítica, idealizador e facilitador do coletivo Ressignificando Masculinidades.
Claudio Serva – Especializado em sexualidade humana e fundador do PrazerEle, uma iniciativa que tem a missão de apoiar homens na desconstrução do machismo através da sexualidade positiva, trazendo diferentes perspectivas, caminhos possíveis, acolhedores e prazerosos.
Fabio Mariano da Silva – Pesquisador e professor do curso Masculinidades Contemporâneas na Educação Continuada da PUC SP.
Ismael dos Anjos – jornalista e mestrando em fotografia documental. Mineiro, negro, é coordenador de projetos especiais no PapodeHomem, além de ser membro do coletivo Balaio de Pais.
Pedro Pires – Psicólogo, atua na área clínica com a abordagem terapêutica fundamentada na Fenomenologia e no Existencialismo. Também é professor na Oficina de Corpo do Cursinho Popular TRANSformação, um dos organizadores e músico do projeto transfeminista roda ParaTodes.
Rafa Rios – Florista, advogado, membro do Coletivo Brotherhood.