Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Invasão Corinthiana no Museu do Futebol

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Invasão Corinthiana no Museu do Futebol

4 de dezembro de 2021 / 09:00 - 17:00

Livre
Ilustração com fundo preto e a capa do livro, que tem um grande escudo do Corinthians. Há os dizeres Invasão Corinthiana no Museu do Futebol, 4/12.

No dia 5 de dezembro de 1976, cerca de 70 mil torcedores do Corinthians saíram de São Paulo rumo ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para assistir à semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense. O Timão amargava uma fila de 22 anos sem títulos e a torcida viajou para demonstrar apoio no episódio que ficou conhecido como “Invasão Corinthiana”.  Foi o maior deslocamento de torcedores de um time visitante na história do futebol mundial.

45 anos depois, o Museu do Futebol celebra a data promovendo uma nova “Invasão Corinthiana”, desta vez no museu, com diversas atividades para a torcida alvinegra ao longo do próximo sábado (4/12). O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A partir do horário de abertura, às 9h, haverá distribuição de livros e DVDs de “1976 – O ano da Invasão Corinthiana”, que contam a história do dia em que a Fiel tomou conta da capital carioca. A entrega dos brindes será feita por ordem de chegada, até acabarem os estoques, para os visitantes que estiverem vestidos com a camisa alvinegra.

A invasão continua com duas sessões presenciais de cinema no auditório do Museu do Futebol. Às 11h e às 15h, será exibido no auditório o filme “1976 – O ano da Invasão Corinthiana”, dirigido por Ricardo Aidar e Alexandre Boechat. A sessão das 15h também terá uma homenagem a torcedores icônicos do Corinthians e um bate-papo com o ex-jogador Zé Maria, que era titular do Timão na partida da invasão. Ele vai contar para o público como foi descobrir, já no gramado, que a Fiel tinha feito do Maracanã a sua casa. Ao todo, o público do jogo foi de 146 mil torcedores (incluindo os do Fluminense).

Serão as únicas sessões presenciais da 12ª edição do CINEfoot, principal festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, que ficará em cartaz com sessões virtuais entre 2 e 9 de dezembro.

Detalhes

Data
4 de dezembro de 2021
Hora
09:00 - 17:00
Preço:
Livre

Local

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
São Paulo,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP