Invasão Corinthiana no Museu do Futebol

Invasão Corinthiana no Museu do Futebol

4 de dezembro de 2021 / 09:00 - 17:00

Ilustração com fundo preto e a capa do livro, que tem um grande escudo do Corinthians. Há os dizeres Invasão Corinthiana no Museu do Futebol, 4/12.

No dia 5 de dezembro de 1976, cerca de 70 mil torcedores do Corinthians saíram de São Paulo rumo ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para assistir à semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense. O Timão amargava uma fila de 22 anos sem títulos e a torcida viajou para demonstrar apoio no episódio que ficou conhecido como “Invasão Corinthiana”.  Foi o maior deslocamento de torcedores de um time visitante na história do futebol mundial.

45 anos depois, o Museu do Futebol celebra a data promovendo uma nova “Invasão Corinthiana”, desta vez no museu, com diversas atividades para a torcida alvinegra ao longo do próximo sábado (4/12). O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A partir do horário de abertura, às 9h, haverá distribuição de livros e DVDs de “1976 – O ano da Invasão Corinthiana”, que contam a história do dia em que a Fiel tomou conta da capital carioca. A entrega dos brindes será feita por ordem de chegada, até acabarem os estoques, para os visitantes que estiverem vestidos com a camisa alvinegra.

A invasão continua com duas sessões presenciais de cinema no auditório do Museu do Futebol. Às 11h e às 15h, será exibido no auditório o filme “1976 – O ano da Invasão Corinthiana”, dirigido por Ricardo Aidar e Alexandre Boechat. A sessão das 15h também terá uma homenagem a torcedores icônicos do Corinthians e um bate-papo com o ex-jogador Zé Maria, que era titular do Timão na partida da invasão. Ele vai contar para o público como foi descobrir, já no gramado, que a Fiel tinha feito do Maracanã a sua casa. Ao todo, o público do jogo foi de 146 mil torcedores (incluindo os do Fluminense).

Serão as únicas sessões presenciais da 12ª edição do CINEfoot, principal festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, que ficará em cartaz com sessões virtuais entre 2 e 9 de dezembro.

4 de dezembro de 2021