Pesquisa em museus – navegando pelo acervo do CRFB

Pesquisa em museus – navegando pelo acervo do CRFB

30 de junho de 2021 / 10:00 - 11:00

Tela de Computador mostrando a página do Centro de Referência do Futebol Brasileiro
Desde sua fundação, em 2013, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol reúne, preserva, pesquisa e comunica o futebol como um patrimônio cultural e histórico nacional. Dentre suas inúmeras atividades, destaca-se o atendimento ao público. Por meio de sua Biblioteca e Midiateca e de seu Banco de Dados, o CRFB oferece a jornalistas, memorialistas, escritores e pesquisadores, um conjunto bibliográfico, bem como acervo iconográfico e audiovisual, para o desenvolvimento de suas pesquisas e de outros trabalhos acerca do tema futebol. O workshop “Pesquisa em Museus – navegando pelo acervo do CRFB”, visa apresentar um balanço dos 7 anos do CRFB no atendimento ao público. Contando com a participação de Diana Mendes, Camila Aderaldo, Fernando Martinez e Emanuel Colombari, a mesa procura revelar como as pesquisas desenvolvidas retornam e enriquecem o Museu na forma de livros, artigos, palestras e outros produtos.
Diana Mendes – Graduada, Mestre e Doutora em História pela Universidade de São Paulo. É autora de “Futebol de várzea em São Paulo”. Coordena o Centro de Referência do Futebol Brasileiro desde novembro de 2020.
Camila Aderaldo – Historiadora e mestre em Museologia pela USP, coordenadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa. Com trajetória profissional dedicada à salvaguarda de repertório patrimonial imaterial, com ênfase em acervos digitais, atuou no Museu do Futebol por nove anos, tendo sido coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro entre 2016 e 2020.
Fernando Martinez – Jornalista e pesquisador. Criador do blog Jogos Perdidos em 2004 e da extinta revista No Esquinado em 2010. Co-autor do livro “Grandes Duelos – Todos os jogos entre os quatro paulistanos” (2018) e pesquisador dos livros “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista” (2016) e “125 Anos do Futebol Paulista” (2021). Produzindo um almanaque sobre a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Emanuel Colombari – Jornalista da Band, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Colaborador do site Última Divisão. Pesquisador do futebol do interior de São Paulo

30 de junho de 2021