Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Pesquisa em museus – navegando pelo acervo do CRFB

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Pesquisa em museus – navegando pelo acervo do CRFB

30 de junho de 2021 / 10:00 - 11:00

Livre
Tela de Computador mostrando a página do Centro de Referência do Futebol Brasileiro
Desde sua fundação, em 2013, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol reúne, preserva, pesquisa e comunica o futebol como um patrimônio cultural e histórico nacional. Dentre suas inúmeras atividades, destaca-se o atendimento ao público. Por meio de sua Biblioteca e Midiateca e de seu Banco de Dados, o CRFB oferece a jornalistas, memorialistas, escritores e pesquisadores, um conjunto bibliográfico, bem como acervo iconográfico e audiovisual, para o desenvolvimento de suas pesquisas e de outros trabalhos acerca do tema futebol. O workshop “Pesquisa em Museus – navegando pelo acervo do CRFB”, visa apresentar um balanço dos 7 anos do CRFB no atendimento ao público. Contando com a participação de Diana Mendes, Camila Aderaldo, Fernando Martinez e Emanuel Colombari, a mesa procura revelar como as pesquisas desenvolvidas retornam e enriquecem o Museu na forma de livros, artigos, palestras e outros produtos.
Diana Mendes – Graduada, Mestre e Doutora em História pela Universidade de São Paulo. É autora de “Futebol de várzea em São Paulo”. Coordena o Centro de Referência do Futebol Brasileiro desde novembro de 2020.
Camila Aderaldo – Historiadora e mestre em Museologia pela USP, coordenadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa. Com trajetória profissional dedicada à salvaguarda de repertório patrimonial imaterial, com ênfase em acervos digitais, atuou no Museu do Futebol por nove anos, tendo sido coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro entre 2016 e 2020.
Fernando Martinez – Jornalista e pesquisador. Criador do blog Jogos Perdidos em 2004 e da extinta revista No Esquinado em 2010. Co-autor do livro “Grandes Duelos – Todos os jogos entre os quatro paulistanos” (2018) e pesquisador dos livros “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista” (2016) e “125 Anos do Futebol Paulista” (2021). Produzindo um almanaque sobre a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Emanuel Colombari – Jornalista da Band, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Colaborador do site Última Divisão. Pesquisador do futebol do interior de São Paulo

Detalhes

Data
30 de junho de 2021
Hora
10:00 - 11:00
Preço:
Livre

Local

Youtube
https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

Organizador

Museu do Futebol
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP