Corpos que falam: a dona da bola

Uma mulher negra com vestes de freira domina uma bola com os pés em uma quadra. Sobre o hábito ela veste o colete do time.
Fotografia de Eliária Andrade, preto e branco, s/d.

Poucas imagens poderiam ser mais significativas para rememorar o Dia Internacional da Mulher de 2021 do que “Freira jogando futebol em time das funcionárias do Hospital Santa Marcelina”, da fotojornalista Eliária Andrade.

Inicialmente, a imagem contraria as referências padronizadas sobre o que as mulheres devem ser ou vestir para praticar o futebol: a freira joga de hábito e, ao contrário do que se poderia imaginar, a vestimenta não impede os seus movimentos. Mesmo longa, a saia acompanha o chute prestes a acontecer, enquanto o véu contorna e destaca seu rosto, concentrado na ação.

Sobre o hábito, um colete a identifica ao time das funcionárias do Hospital Santa Marcelina. Semelhante a grande parte das mulheres que praticam o esporte, seu futebol está associado ao contraturno do tempo de trabalho, em finais de semana ou ao término de uma jornada – tal como aconteceu em outubro de 2012, quando as freiras marcaram uma partida, em uma terça-feira à noite, contra as engenheiras, auxiliares de cozinha e técnicas de enfermagem que trabalhavam na construção da Arena Corinthians.

Face à concorrência com o serviço doméstico ou outras atividades de cuidado, praticar o futebol é fazer uso das horas de descanso e de lazer reivindicadas por milhares de mulheres ao longo de todo o século XX. O Dia Internacional da Mulher, não se pode esquecer, é memória do conjunto dessas reinvindicações.

Mas além de freira e trabalhadora, a jogadora é também uma mulher negra. Por essa razão, sua imagem carrega ainda mais um significado, associado à centralidade dos corpos negros na cultura e na história das mulheres e do futebol no Brasil. Tão bem configurada por Eliária Andrade, a imagem é a síntese estética dessa presença, traduzida em leveza, precisão e movimento, algo que só craques possuem.

A fotografia integrou a Exposição Temporária “As donas da bola”, de 2015, que reuniu imagens de 11 fotógrafas sobre os futebóis jogados por mulheres em todo o Brasil. Veja a série completa de imagens em nosso Banco de Dados.

Saiba mais

1. Saiba mais sobre a fotógrafa Eliária Andrade em nosso Banco de Dados e nesta matéria do Portal de Jornalismo da ESPM.
  2. O UOL noticiou o amistoso entre as funcionárias da construção do Estádio de Itaquera e as freiras. Veja aqui.

Diana Mendes
Coordenadora do Centro de Referência do Museu do Futebol