E-book “Corpos e Campos Plurais: A Diversidade no Futebol”

Como desdobramento do projeto Diversidade em Campo, que resultou no mapeamento de histórias e memórias relacionadas ao futebol experimentado por pessoas LGBTQIAP+ em boa parte do território nacional, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) lança o e-book “Corpos e Campos Plurais: A Diversidade no Futebol”.  Clique aqui para baixar.

Fruto do engajamento de equipes internas dos Museus do Futebol e Língua Portuguesa, e de pessoas atuantes no cenário do futebol LGBTQIAP+, a publicação conta com seis capítulos que abordam leituras e experiências sobre a temática, destacando as dificuldades e avanços na inclusão de pessoas LGBTQIAP+ nessa modalidade esportiva.    

Longe de esgotar o tema, o propósito da publicação é lançar múltiplos olhares para a temática do futebol praticado por pessoas LGBTQIAP+, fomentando a reflexão e o debate, e reafirmando o compromisso do IDBrasil, por meio do Museu do Futebol, na promoção da diversidade e no combate à todas as formas de discriminação, dentro e fora de campo.  

 

PARA SABER MAIS  

CENTRO DE REFERÊNCIA DO FUTEBOL BRASILEIRO. Reinventando caminhos para a pesquisa em museus: projetos do CRFB em tempos de distanciamento social. São Paulo: Museu do Futebol, 01 jun. 2022.  

DIVERSIDADE EM CAMPO: Futebol LGBTQIAP+. In: Centro de Referência do Futebol Brasileiro. [São Paulo: Museu do Futebol, 2022].  

FUTEBÓIS: Diversidades. São Paulo: Museu do Futebol, Central 3, 30 ago. 2022. Podcast.  

RÉGIS, Dóris; DONA, Ligia (Curadoria). Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+. 28 jun. 2022. [Exposição Virtual].   

RÉGIS, Dóris; DONA, Ligia. Diversidade em Campo: Futebol LGBT+. Museu do Futebol (Site), São Paulo, 2021. 

Skip to content
Governo do Estado de SP