O Brasil amanheceu com a linda notícia de que a próxima Copa do Mundo Feminina será realizada aqui, em 2027. A única coisa que lamentamos é o fuso horário da Tailândia, onde ocorreu o anúncio, às 2h da manhã pelo horário de Brasília: se tivesse sido um pouco mais tarde, ou mais cedo, a gente estava preparado para fazer um festão aqui no Museu do Futebol!
Copa é Copa, o maior evento planetário do futebol. Mas, além disso, quem nos acompanha sabe como o futebol feminino foi adotado pelo Museu como causa. Desde 2015, quando poucas instituições falavam sobre a modalidade, a gente já estava brigando por #VisibilidadeParaOFutebolFeminino, que foi tema de uma campanha nas redes sociais, de inclusão de acervos em nossa exposição principal, e até de uma faixa que levamos para o jogo Corinthians x Santos em Barueri (esse, em 2017).
O que quase ninguém sabe é que colaboramos ativamente para a construção da candidatura do Brasil! Ajudamos a equipe do projeto com levantamento de acervos e informações para a campanha de comunicação que buscou construir a imagem do Brasil como uma “escolha natural”, mote da candidatura. Parte da campanha consistiu em contar a história do futebol de mulheres no Brasil, desde 1920, data aproximada dos registros mais antigos (conhecidos até agora).