Pedras Que Contam

Oficina

“Era uma vez…” Quem ouve essas três palavras já sabe que está prestes a entrar no mundo encantado das histórias. Elas são uma das formas mais antigas de construção de identidades culturais e de transmissão de conhecimentos e valores.  

E se você pudesse inventar histórias conjuntamente com sua família e amigos? As Pedras Que Contam podem te ajudar!  Esse é um recurso muito bacana, que auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.

Por meio de um material lúdico e divertido, trabalhamos a criatividade, oralidade e a organização lógica. Que tal aprender a fazer com a gente?  

Você vai precisar de:  

Imagem com pedras, canetas coloirdas e um saquinho

  • Pedras (Utilizamos seixo rolado, mas você pode substituir pelas que tiver. Também pode fazer com caixinhas de fósforo, pedaços de papel cartão ou outros materiais);  
  • Marcadores à base de água ou canetinhas;  
  • Saquinho ou caixinha para guardar as pedras.  

 

Modo de fazer:

Utilize as canetinhas para desenhar nas pedras. A dica aqui é apostar em imagens que podem auxiliar na criação de uma narrativa: locais, personagens, acessórios, elementos da natureza. Você pode chamar outras pessoas para desenhar também! 

Imagem de pedras desenhadas com canetinhas coloridas

Quando terminar de desenhar, guarde as pedras no saquinho.  

Imagem com pedras, canetas coloirdas e um saquinho

A história vai começar! Tire uma pedra do saquinho e comece uma história com a figura que sair. Mergulhe na inventividade! Depois do “Era uma vez…” tudo pode acontecer! 

Depois, passe o saquinho para o próximo, que deve sortear outra pedra e continuar a narrativa utilizando a sua figura. As possibilidades são infinitas! Sempre existirá uma nova história para contar! 

Imagem com pedras, canetas coloirdas e um saquinho

 

 

Skip to content
Governo do Estado de SP