Somos o primeiro museu do Estado de São Paulo planejado para ser totalmente acessível. Para nós, ser acessível significa propiciar que o maior número de pessoas, independente de suas condições físicas, sociais e intelectuais, possam viver experiências inesquecíveis durante sua visita.
Somos o primeiro museu do Estado de São Paulo planejado para ser totalmente acessível. Para nós, ser acessível significa proporcionar que o maior número de pessoas — independentemente de suas condições físicas, sociais ou intelectuais — vivam experiências inesquecíveis durante a visita.
Para isso, o Museu do Futebol oferece diversos recursos físicos e comunicacionais, além de contar com profissionais qualificados para atender aos mais diferentes públicos: brasileiros e estrangeiros; pessoas de diversas origens sociais; com deficiência física, intelectual ou mobilidade reduzida; crianças, jovens, adultos e idosos.
Um dos destaques é o audioguia voltado para pessoas cegas e com baixa visão, apresentado em um formato inédito de programa de rádio. Com esse conteúdo, os visitantes se envolvem em uma dinâmica lúdica e divertida, exploram os recursos táteis e acompanham a audiodescrição das salas. O audioguia também está disponível em inglês e espanhol.
Para pessoas surdas, o Museu oferece um videolibras com roteiro detalhado e aprofundado, garantindo que todas as informações relevantes estejam acessíveis e que esse público se sinta plenamente incluído na experiência de visitação.
Durante a renovação da exposição principal, foram produzidos 36 novos recursos de acessibilidade, como maquetes táteis, réplicas de chuteiras e bolas, dioramas e miniaturas tridimensionais táteis. Além disso, os conteúdos audiovisuais exibidos contam com tradução em Libras, inglês e espanhol.
Cadeiras de rodas e carrinhos de bebê estão disponíveis para empréstimo durante a visita — basta solicitar na entrada para aproveitar todas as instalações com conforto e segurança.
O Museu do Futebol reafirma seu compromisso com a acessibilidade, buscando constantemente aprimorar sua expografia, conteúdos, linguagens e, principalmente, oferecer um atendimento humanizado e atento às diferenças.
Navegue pelo menu ao lado para conhecer as iniciativas do Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol.