Revivendo Memórias

Em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo, o Museu do Futebol mantém desde 2019 o projeto Revivendo Memórias, que proporciona o atendimento diferenciado a pessoas com a Doença de Alzheimer e seus familiares. Por meio de visitas mediadas e atividades em grupo realizadas pelo Núcleo Educativo, os pacientes são estimulados a ativar memórias afetivas relacionadas ao universo do futebol, e a socializar no espaço do museu.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que ataca a memória e provoca alterações de comportamento, chegando a provocar a incapacidade de realização de pequenas atividades diárias nas formas mais avançadas. As causas não são conhecidas e ainda não existe cura, o que faz da doença um grande desafio para o convívio entre o paciente e seus familiares. Ativar a memória e manter vida social são algumas das formas conhecidas de melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm a doença.

 

Revivendo Memórias #EmCasa 

Com o surgimento do novo coronavírus e a necessidade de manter idosos isolados, o Museu do Futebol deu continuidade ao Revivendo Memórias por meio de chamadas telefônicas e vídeochamadas. Agora, o projeto atende um público mais amplo, incluindo idosos sem Alzheimer e instituições sociais que fazem atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

As conversas do Revivendo Memórias #EmCasa acontecem de terça a sexta em dois horários: das 10h às 11h e das 15 às 16h. Às terças e quintas são feitos atendimentos individuais; às quartas e sextas, são atendidas casas de repouso e entidades sociais.  Para participar, é necessário fazer agendamento prévio.

 

COMO AGENDAR? 

Os agendamentos devem feitos preferencialmente pelo email agendamento@museudofutebol.org.br. O solicitante – que pode ser o próprio idoso ou seu cuidador – deve indicar o dia e horário de preferência e qual o meio de comunicação que deseja (telefone, Skype, Hangout ou outra ferramenta).

No caso de entidades, devem ser informados também o perfil do público atendido e quantas pessoas participarão da atividade. O Museu entrará em contato para fazer as confirmações. Se não for possível enviar email, os agendamentos também poderão ser feitos pelo telefone (11) 99113-0226, de segunda a sexta, das 9h às 12h.