O Museu do Futebol busca aperfeiçoar-se constantemente para receber cada vez melhor as pessoas com mais de 60 anos. As ações do educativo Museu Amigo do Idoso objetivam transformações pessoais, sociais e de inclusão digital, a partir da promoção do convívio e da troca de experiências.

Estas são algumas das iniciativas incluídas no programa:

Revivendo Memórias

Promove atendimentos a idosos, com ou sem doença de Alzheimer, para ativação de memórias afetivas a partir do acervo físico e digital do museu. Durante a pandemia de coronavírus, os atendimentos, individuais ou em grupo, estão sendo feitas de forma remota. Saiba mais.

Programação Cultural

Na nossa programação, realizamos eventos com conteúdos relevantes para debater e promover o bem-estar físico e mental de idosos e idosas, bem como reflexões para combater o idadismo. Acompanhe a agenda

Residência

Com as mesmas premissas do Projeto Deficiente Residente, o Museu buscou melhorias no atendimento ao público 60+ a partir do convívio e da troca de experiências entre idosos e profissionais do Núcleo Educativo. Ao longo de 2016, dois idosos residentes trabalharam de forma remunerada na instituição: Maria Elisa Ferreira Franceschini, de 66 anos, de abril a julho, e Jorge Expósito, de setembro a novembro.

O projeto resultou em diversos produtos: cartilha de formação para novos orientadores de público, focada no olhar atento para o acolhimento do público idoso; formulário de pesquisa específico para o idoso que visita o Museu, com o objetivo de avaliar o atendimento da equipe de orientação; e duas atividades lúdico-pedagógicas oferecida aos visitantes.

Galeria

Museu Amigo do Idoso
Parceiros
Logo Neurologia Hospital das Clínicas FMUSP
Logo GNCC
Logo Walking Football Brasil
Realização