EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Rainhas de Copas

De 28 de abril a 27 de agosto de 2023

Em ano de Copa do Mundo, a nova exposição temporária do Museu do Futebol explora o desenvolvimento do futebol feminino desde 1988, quando foi realizado o mundial experimental, passando pelas conquistas da modalidade e das profissionais ao longo dos mundiais. A mostra apresenta imagens, dados e histórias até hoje pouco conhecidas pelo público.

Data
De 28/4/2023 a 27/8/2023

Exposição encerrada

Celebrando conquistas

O caminho percorrido pelas mulheres até conquistarem o direito de disputar uma Copa do Mundo foi contrário àquele percorrido pelos homens: exatos 61 anos separam a estreia do Mundial masculino, em 1930, da primeira edição oficial feminina, em 1991. Em 2023, quando a Copa do Mundo de futebol de mulheres chega à sua nona edição com a expectativa de ser histórica em termos de audiência e interesse, o Museu do Futebol apresenta a exposição temporária Rainhas de Copas, para celebrar as conquistas da modalidade e de suas profissionais ao longo dos mundiais.

Imagem da seleção brasileira feminina em 1988
Acervo Museu do Futebol | Coleção Márcia Honório | Direitos Reservados Copa 1988

Com curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner, a mostra explora histórias até hoje pouco conhecidas pelo público, trazendo imagens que estavam restritas a acervos pessoais e que serão exibidas pela primeira vez, além de dados que revelam a grandeza das mulheres que participaram das Copas do Mundo e suas conquistas individuais e coletivas.

“É uma exposição importante por reconstruir, pela primeira vez no Brasil, a história sobre o maior evento da modalidade” 

Aira Bonfim (curadora) 

De 1988 a 2023 - Uma história de evolução

A exposição Rainhas de Copas parte de 1988, quando foi realizado o Torneio Experimental na China, o primeiro passo para que a FIFA fosse convencida a organizar o mundial entre seleções de mulheres. A competição, no entanto, não foi televisionada, ocorreu sob muita precariedade para a Seleção Brasileira e é pouco conhecida até hoje. Assim, a exposição será uma oportunidade para o público ver jogadas inéditas, além de imagens de acervos das próprias jogadoras.  

Com o sucesso do torneio, a FIFA enfim iniciou o planejamento para a 1ª edição oficial da Copa do Mundo, que aconteceu em 1991, também em solo chinês. A partir daí, a mostra constrói a história do futebol de mulheres ao longo dos mundiais, trazendo relatos de atletas, histórias e curiosidades, ressaltando como foi a participação brasileira em cada edição. O público poderá conhecer as trajetórias das rainhas do futebol feminino do Brasil, que marcaram para sempre a história da modalidade, como Sissi, Marta, Cristiane e Formiga, entre outras.  

Imagem da seleção brasileira feminina em 1988
Acervo Museu do Futebol | Coleção Márcia Honório | Direitos Reservados

A exposição também destaca a luta das jogadoras pela igualdade. O visitante descobrirá que, diferente dos mundiais dos homens, a Copa de mulheres sempre foi marcada por reivindicações em campo, já que as condições dadas às jogadoras sempre foram muito inferiores às dos torneios masculinos. Vale lembrar que até 2015 a Seleção Feminina não tinha um uniforme próprio e jogava com modelos adaptados do time masculino.  

A última sala da Rainhas de Copas promete grandes emoções para os visitantes, que terão uma experiência interativa e ainda poderão ver de perto a réplica a taça da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Eventos

Galeria

Ficha técnica

Curadoria – Aira Bonfim, Lu Castro, Juliana Cabral e Silvana Goellner
Edição de texto – Thais Gurgel
Coordenação de produção – Leslie Airas
Expografia -Thereza Faria e Samara Pavlova
Comunicação visual – Pandoala: Tissa Kimoto, Leila Schontag, Clara
Construção expositiva – Secall
Impressões Comunicação Visual – Criart
Projeto de iluminação e locação de equipamentos – Iluminarte
Locação de equipamentos audiovisuais – Images
Projeto de acessibilidade – Incluame
Revisão textual – Armando Olivetti
Projeto contra incêndio – Lume Consultoria
Montagem audiovisual – Cristiano Fukuyama
Desenho e edição de som – Jukebox
Interativo – Mandelbrot
Pesquisa iconográfica e licenciamento – Tatiana Lubarino
Ilustração – Catarina Bessel
Produção – Mário Novais e Vinicius Nunes
Animações – Archimidia
Vídeo Futebol de Mulheres – Cristiano Fukuyama

Agradecimentos

FIFA, CBF, Ludopédio, Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF), Jornal dos Sports, Claudia Silva , Fernando Pires, Elane dos Santos, Grazielle Nascimento, Leda Maria, Lúcia Feitosa, Suzana Cavalheiro, Rosa Lima, Solange Bastos, Sissi, Daiane Rodrigues (Bagé), Francielle Alberto, Cristiane Rozeira, Tamires de Britto, Marta Vieira, Gabriela Zanotti, a todas rainhas e mulheres que inspiraram e inspiram, meninas a seguir no futebol em busca do sonho.

Patrocinadores e parceiros

Patrocínio máster
Banco BMG
Patrocínio
Logo da Goodyear na cor azul e entre "good" e "year" existe um desenho preenchido que remete a um calçado virado pra esquerda e uma asa.
Rede Itaú
Sabesp
Apoio
Logo da empresa EMS
Mercado Livre
Realização
Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP