EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Rumo à Copa de 1970: de São Paulo ao México a Bordo de um fusquinha

Desde outubro de 2020

Faltando poucos dias para a abertura da Copa de 1970, no México, dois amigos paulistas resolveram participar da festa mesmo com dinheiro curto: saíram de São Paulo para Guadalajara em um Fusca, correndo contra o tempo para chegar à cidade a tempo de ver a estreia da Seleção Brasileira. Esta exposição virtual conta a história dessa aventura, que se cruza com a história do Fusca, da América Latina e do reconhecimento do Brasil como potência do futebol mundial.

Desde Outubro de 2020.

Acesso gratuito na plataforma Google Arts&Culture.

Do tri para as telas

A aventura de Ivan Charoux e Fael Sawaya é contada nessa exposição virtual realizada no Google Arts&Project a partir de seu acervo pessoal, com fotos, mapas de viagem, ingressos de jogos e trechos do filme que eles gravaram em Super-8 – registraram até o segundo gol de Jairzinho no jogo contra a Tchecoslováquia!

A exposição mostra que, ao percorrer a América Latina em um Fusca, de Sul a Norte, os amigos acabaram esbarrando em vários momentos importantes da história do continente, como o terremoto que devastou o Peru às vésperas do jogo de abertura, e os ecos de um conflito armado entre Honduras e El Salvador, conhecida como “A Guerra do Futebol”.

A mostra também apresenta os bastidores do documentário “Os Filhos da Pista”, ainda não lançado: mais de 40 anos depois da viagem original, Ivan e Fael retomaram a estrada para retornar ao México de Fusca, mas dessa vez acompanhados de uma equipe profissional de cinema.

A exposição foi realizada com o patrocínio da Toriba Volkswagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Acesse a exposição

Curadoria e textos
Renata Beltrão

Pesquisa e colaboração geral
Ligia Dona, Dóris Régis, Camila Aderaldo, Ademir Takara

Montagem
Renata Beltrão

Daniela Alfonsi

Tradução
Juliana Pons

Tratamento de imagens
Hugo Takeyama e Lucas Guedes

Crédito das imagens em movimento
Cenas extraídas do filme “Filhos da Pista”, dirigido por León Serment; Produção Latina Estudio, Nation Filmes e Taller de Luz

Agradecimentos a Cássio Pardini, Ivan Charoux e Rafael Sewaya (in memorian) e familiares, e à Toriba Volkswagen pelo patrocínio que viabilizou esta exposição, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.