EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Rumo à Copa de 1970: de São Paulo ao México a Bordo de um fusquinha

Desde outubro de 2020

Faltando poucos dias para a abertura da Copa de 1970, no México, dois amigos paulistas resolveram participar da festa mesmo com dinheiro curto: saíram de São Paulo para Guadalajara em um Fusca, correndo contra o tempo para chegar à cidade a tempo de ver a estreia da Seleção Brasileira. Esta exposição virtual conta a história dessa aventura, que se cruza com a história do Fusca, da América Latina e do reconhecimento do Brasil como potência do futebol mundial.

Data
Desde Outubro de 2020.

Acesso gratuito na plataforma Google Arts&Culture.

Do tri para as telas

A aventura de Ivan Charoux e Fael Sawaya é contada nessa exposição virtual realizada no Google Arts&Project a partir de seu acervo pessoal, com fotos, mapas de viagem, ingressos de jogos e trechos do filme que eles gravaram em Super-8 – registraram até o segundo gol de Jairzinho no jogo contra a Tchecoslováquia!

A exposição mostra que, ao percorrer a América Latina em um Fusca, de Sul a Norte, os amigos acabaram esbarrando em vários momentos importantes da história do continente, como o terremoto que devastou o Peru às vésperas do jogo de abertura, e os ecos de um conflito armado entre Honduras e El Salvador, conhecida como “A Guerra do Futebol”.

A mostra também apresenta os bastidores do documentário “Os Filhos da Pista”, ainda não lançado: mais de 40 anos depois da viagem original, Ivan e Fael retomaram a estrada para retornar ao México de Fusca, mas dessa vez acompanhados de uma equipe profissional de cinema.

A exposição foi realizada com o patrocínio da Toriba Volkswagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Acesse a exposição

Eventos

Ficha técnica

Curadoria e textos
Renata Beltrão

Pesquisa e colaboração geral
Ligia Dona, Dóris Régis, Camila Aderaldo, Ademir Takara

Montagem
Renata Beltrão

Revisão
Daniela Alfonsi

Tradução
Juliana Pons

Tratamento de imagens
Hugo Takeyama e Lucas Guedes

Crédito das imagens em movimento
Cenas extraídas do filme “Filhos da Pista”, dirigido por León Serment; Produção Latina Estudio, Nation Filmes e Taller de Luz

Agradecimentos a Cássio Pardini, Ivan Charoux e Rafael Sewaya (in memorian) e familiares, e à Toriba Volkswagen pelo patrocínio que viabilizou esta exposição, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support